Imprimir

Até dia 6 de maio, está a decorrer em Castelo Branco a primeira edição da i9agri - Feira de Inovação Agroalimentar de Portugal, com 55 expositores do setor, no Centro de Exposições e Eventos da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB)... A i9agri conta com a organização da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (Inovcluster) e da Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CAATA - CEI).

Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), referiu à Rádio Condestável que neste momento “estamos a trabalhar num projeto, que tem como fim transformar o CAATA num centro tecnológico”. Este é um projeto “para o país, que vai ligar centros de conhecimento e produtores. Quero reafirmar que Castelo Branco e o CAATA terão que ser o epicentro desse projeto”, sublinhou Ana Abrunhosa. Neste momento o Cluster Agroindustrial do Centro (Inovcluster), sediado nesta mesma cidade, irá liderar um projeto de atribuição do selo de denominação de origem protegida para os queijos da região centro. “Esta região cada vez mais se afirma não só com a ajuda dos fundos comunitários mas pela iniciativa das pessoas que aqui trabalham e vivem”, defendeu a diretora. A feira i9agri está a decorrer pela primeira vez no país e pretende apresentar inovação, associada aos produtos agroalimentares.

Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, sustenta que este é o “primeiro passo que estamos a dar e julgamos que está a ter sucesso pelo que está exposto, pelo envolvimento dos produtores, pelas entidades do Ensino Superior. Temos aqui produtores de todo o país, do Minho, Lisboa, Algarve, Alentejo… Quase diria que este primeiro certame já é quase de nível nacional”. Paralelamente a esta feira está a decorrer também o “III Congresso Internacional Inovcluster”, sob o lema "Pensar global para o desenvolvimento agroindustrial". Este congresso conta com empreendedores, representantes de empresas agroindustriais e do agronegócio, assim como, associações, instituições de ensino superior e profissional, centros de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) e financiadores.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
4701
Ontem
10319
Este mês
241385
Total
29082917
Visitantes Online
5