Imprimir

Chama-se José Nunes da Mata - Almirante, e nasceu na aldeia de Bailão, freguesia de Cabeçudo, concelho da Sertã, no dia 2 de janeiro de 1873. É considerado o pai da hora legal em Portugal. Estas são algumas das revelações que constam no livro “O Relógio da República”, da Âncora Editora, da autoria de Fernando Correia de Oliveira.

Ali o autor fala das peripécias da hora legal em Portugal e procura identificar e contextualizar quais as mudanças estruturais que o novo regime trouxe, há cem anos, ao quotidiano do tempo nacional, nomeadamente a adesão ao sistema internacional de Fusos Horários, por um lado e a introdução do regime de Hora de Verão e de Hora de Inverno, por outro. Pelo meio, ficam personagens que ditaram os últimos dias da Monarquia em termos de tempo coletivo, lê-se na sinopse desta obra.
José Nunes da Mata foi apontado como o pai da hora moderna portuguesa, após a Implantação da República, “por ter sido ele quem, uma vez solicitado pelo Governo, na sequência do Decreto Lei de maio de 1911 que previa a subordinação da hora legal de todo o território português (a um convencional) meridiano principal de referência, de acordo com a convenção de Washington de 1884, emitiu assim parecer favorável à adesão do nosso país ao sistema baseado no meridiano de Greenwish, definido como base de referência horária para todo o mundo.
Assim, a partir de janeiro de 1912, todos os serviços públicos e particulares, possuidores de relógios internos e externos, passam a ser regulados e acertados pela hora legal estabelecida nos termos anteriores, cabendo-lhes o dever de tornar pública a informação horária. Foi então nesta data que os relógios nacionais foram adiantados 36 minutos, 44 segundos e 68 centésimos, correspondente à diferença de tempo existente entre os meridianos de Greenwish e de Lisboa, equiparando-se assim a hora portuguesa à dos demais países do mundo”, lê-se no Livro Maçons de Pedra e Cal – A Maçonaria ao Vale do Zêzere. José Nunes da Mata faleceu na Parede em janeiro de 1945.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6918
Ontem
10922
Este mês
212389
Total
26242590
Visitantes Online
27