Imprimir

O nemátodo é uma praga presente na madeira do pinheiro bravo e que está a preocupar o presidente da câmara figueiroense...

O nemátodo é uma praga presente na madeira do pinheiro bravo e que está a preocupar o presidente da câmara figueiroense, Rui Silva, uma vez que existem casos assinalados nos concelhos da Lousã e Arganil.
Nunes Paúl, engenheiro responsável do Núcleo da Circunscrição Florestal do Centro, informou que o governo central está atento a esta questão.
A doença é transmitido por um insecto e o objectivo é circunscrever um circulo reduzido por forma a eliminar a doença. “Será feita uma zona tampão à área envolvente das árvores que indicaram o sintoma no sentido de circunscrever ao máximo” e visto que os insectos têm ciclos vitais, o trabalho será realizado tendo em conta esta perspectiva.
A estratégia de ataque ainda não está completamente definida mas o responsável afasta a hipótese de derrubar a totalidade das árvores na zona afectada. De momento vai-se tentar saber se o caso é pontual ou se se trata apenas de uma mancha para depois se definir a estratégia a adoptar.
Estas declarações foram dadas no arranque da Iª Semana da Floresta que se prolonga até ao dia 25 de Abril naquele concelho do nordeste distrito de Leiria.
 

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2025
Ontem
14317
Este mês
192602
Total
27395080
Visitantes Online
34