Imprimir
Ser a terra natal do beato Nuno, primeiro português a ser feito santo no século XXI, “é um chamariz” que vai levar mais turistas ao concelho da Sertã, acredita o presidente da Câmara Municipal local, José Paulo Farinha.
 

Ser a terra natal do beato Nuno, primeiro português a ser feito santo no século XXI, “é um chamariz” que vai levar mais turistas ao concelho da Sertã, acredita o presidente da Câmara Municipal local, José Paulo Farinha.
“Desde que se começou a falar na canonização [marcada para a manhã do próximo domingo no Vaticano] que se nota mais movimento. Há mais visitantes em busca do local de nascimento de D. Nuno, em Cernache do Bonjardim”, disse o autarca à Agência Lusa.
Um movimento que espera ver crescer, até porque “o concelho tem muito para oferecer, como as paisagens naturais e a gastronomia local”, realçou.
Segundo o autarca, a realização de festejos especiais no dia 01 de Maio e o lançamento de um selo de correios a nível municipal são, para já, os planos existentes no concelho para celebrar o novo santo.
Entretanto, em Cernache do Bonjardim, o Seminário dos Missionários da Boa Nova pretende renovar o local de nascimento do beato Nuno.
“Pelo menos com a colocação de um telheiro, para receber quem por ali passa”, disse à Agência Lusa o padre Paulo Ribeiro, reitor do seminário.
Mas, segundo aquele responsável, a canonização é sobretudo “uma oportunidade para mostrar aos jovens um verdadeiro herói. Não um desses heróis de televisão, mas um que mostra como a lutar pela pátria se pode viver dignamente”.
No domingo, uma comitiva de cerca de 50 pessoas do concelho estará presente no Vaticano nas cerimónias de canonização.
“Agora é altura de comemorar. Depois será altura de se arranjar algo, um monumento que dignifique a ocasião”, referiu, por seu turno, Diamantino Pina, presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim.
O assunto é tema de conversa em todo o lado e já animou mesmo um debate na Rádio Condestável, sedeada na vila.
“Discutiu-se o que pode mudar e falou-se muito na possibilidade de incrementar o turismo religioso”, sublinhou Carlos Ribeiro, director da estação.
“A população espera que daqui surja uma mais-valia e que traga outros benefícios", como melhores acessibilidades, exemplificou.

LFO/LUSA

 

ofertaB etpzp

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
7877
Ontem
26923
Este mês
490793
Total
30897923
Visitantes Online
18