Imprimir

Mira Amaral é administrador do banco BIC.

O engenheiro e administrador do Banco BIC, Mira Amaral, esteve em Vila de Rei, no passado dia 7 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires para encerrar o Ciclo de workshops do VILA+, Concurso de Ideias.
A conferência tomou como tema “Capacidade e Protecção empreendedora”, tendo o orador partilhado igualmente o resultado do estudo analítico do tecido empresarial no nosso país, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – o GEM nos anos 2004 e 2007. O estudo avalia a actividade empreendedora em 43 países destacando, em cada edição diferentes temas tais como: a temática da inovação ou o intra-empreendedorismo.
Para este administrador, “o empreendedor cria valor através da criação de novos recursos, ou da combinação de recursos existentes de uma forma mais produtiva, colocando-os ao serviço da sociedade”. Deste modo, “a actividade empreendedora não apenas contribui para o desenvolvimento económico, através da criação de emprego, da geração de riqueza e do reforço da competitividade, como constitui, crescentemente, uma alternativa profissional viável em todas as áreas do saber”. Especialmente no caso do empreendedorismo qualificado, reconhece-se, adicionalmente, o seu papel relevante na transferência de conhecimento para o mercado, contribuindo para a transformação de saber académico em produtos e/ou serviços comercializáveis, em regra de elevado conteúdo inovador.
O engenheiro Mira Amaral alegou ainda que ser empreendedor depende essencialmente da vontade de cada um. Para ser empreendedor não há uma fórmula, o segredo é estar sempre a aprender, nunca desistir de melhorar os conhecimentos já adquiridos, em suma, inovar permanentemente, com uma crença inabalável de que podemos fazer sempre melhor. “Empreender com sucesso requer criatividade, aliada a certas competências técnicas e qualidades profissionais, mas também espírito de iniciativa, uma grande capacidade de sacrifício e, naturalmente, muito trabalho”, reforçou.
No rescaldo destes workshops Irene Barata, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, manifestou a ideia da necessidade de assumir “uma atitude positiva perante o risco e a necessidade de processos constantes de mudança e de inovação, na convicção, porém, de que não existem atalhos para o sucesso na vida, nem uma solução mágica para os desafios do mundo empresarial sem o dispêndio de muito esforço e dedicação aos projectos que pretendemos desenvolver”.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2125
Ontem
14317
Este mês
192702
Total
27395180
Visitantes Online
8