Imprimir
Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem decorrem nos  dias 11, 12 e 13 de Abril.

A vila de Constância recebe, nos próximos dias 11, 12 e 13 as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem e preparou, para estes dias, um vasto cartaz de actividades, de onde se destaca, no dia 13 de Abril, Feriado Municipal, cerca das 13 horas, a chegada de cerca de uma centena de embarcações engalanadas, pelo Tejo e pelo Zêzere, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho. Estas embarcações serão recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. As embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar. Na chegada estará o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, José Manuel Rodrigues.
Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão de rara beleza e envolvimento religioso. As tripulações das embarcações estarão trajadas ao modo das épocas de então, lembrando “os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha-pão de grande parte da população”, relembra a autarquia.
As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15.00H, com a Missa Solene, seguindo-se a Procissão com as já referidas Bênçãos dos Barcos nos rios, e das Viaturas, na Praça Alexandre Herculano.
Mas além deste momento tradicional, Constância tem ainda para oferecer ruas floridas, a mostra de artesanato, várias exposições de fotografia sobre “retratos da festa”, de pintura de Américo Delgado e ainda uma mostra de doces com exposição/venda.
Do programa desportivo destaca-se a XXIV Descida dos 3 Castelos, baptismos de voo e o XXII Grande Prémio da Páscoa em Atletismo. Na música destaque para espectáculos com os Hyubris, os Deolinda e os Quinta do Bill, dias 11, 12 e 13, respectivamente pelas 22 horas, no Palco Camões e ainda uma tarde de folclore, pelas 16 horas, no dia 12 de Abril.
Paralelamente decorre o concurso de fotografia “Retratos da Festa”, destinado a todos os agrupamentos fotográficos e individuais amadores. Cada pessoa poderá concorrer com quatro fotografias e os prémios são de 150, 100 e 75 euros para os primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. As fotografias deverão ser entregues até ao dia 8 de Maio e os premiados serão conhecidos no dia 10 de Junho.
Todas estas iniciativas fazem desta festa, que já foi muito concorrida, um ponto alto da Vila que mantém assim as seculares tradições ligadas aos rios e às fainas marítimas. Estas festas assumem-se igualmente como ponto de encontro de milhares de pessoas de todo o Vale do Tejo e de outras regiões do país.
 

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1857
Ontem
9703
Este mês
219626
Total
27422104
Visitantes Online
7