VILA VELHA DE RÓDÃO: “A Viagem de Papa Francisco” abre Festa do Cinema Italiano

Casa de Artes e Cultura do Tejo recebe iniciativa dias 28 e 29 de abril

VILA VELHA DE RÓDÃO: “A Viagem de Papa Francisco” abre Festa do Cinema Italiano

A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebe a 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano, dias 28 e 29 de abril, com a exibição em antestreia nacional de um documentário de Gianfranco Rosi sobre as viagens do Papa Francisco e do filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò.
Esta é a primeira vez que Vila Velha de Ródão se associa à Festa do Cinema Italiano, que ano apresenta mais de 50 filmes italianos, muitos deles em antestreia nacional, em mais de 20 localidades portuguesas, entre elas: Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Vila Velha de Rodão Aveiro, Porto, Lagos, Évora e Leiria, descreve a câmara de Vila Velha em nota enviada à comunicação social.
A iniciativa tem início na sexta-feira, 28 de abril, às 19:00, com a exibição de “A Viagem de Papa Francisco”, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo.
No filme estreado no Festival de Veneza, o realizador Gianfranco Rosi traça um curioso paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens de Papa Francisco. Instigado pelo facto de duas das viagens do Papa – a primeira aos refugiados que desembarcam em Lampedusa e a segunda, em 2021, ao Médio Oriente – espelharem de tão perto os itinerários dos seus filmes "Fogo no Mar" (nomeado ao Óscar da Academia) e "Nocturno", o multipremiado realizador propõe-se a ir no encalço do atual líder mundial da Igreja Católica.
No dia seguinte, 29 de abril, às 18:00, é exibido o filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò, que ficciona como dois cangalheiros sicilianos, Sebastiano e Onofrio, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa.
Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar "Seis Personagens à Procura de Um Autor", uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo.
A entrada nas duas sessões é livre, mas sujeita a reserva obrigatória de lugares, que deve ser feita no balcão da Casa de Artes e Cultura do Tejo ou através dos contactos de telefone (272 540 314) ou e-mail (cactejo@cm-vvrodao.pt).
A Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, do MiC Ministero della Cultura e da Cinecittà.

Partilhar: