SERTÃ: Troviscal Trail juntou atletas de todo o país

Serra foi percorrida por cerca de 50 atletas

SERTÃ: Troviscal Trail juntou atletas de todo o país

Este domingo a freguesia do Troviscal encheu-se de atletas para participarem na terceira edição do TroviscalTrail, uma prova de Trail Running em Natureza dividida em trail curto e longo. Na linha de partida alinharam cerca de 50 atletas de vários clubes do país e cortaram a meta, no trail curto Anabela Vinha do Walkerun – Werun e André Alves do Belenenses. No trail longo, os primeiros a chegar foram Palmira Quinhama do Walkerun – Werun e Nuno Silva do Gafanhori – Arraiolos.
À chegada todos concordaram que este ano o percurso, com muitas subidas e descidas, valeu pela beleza da paisagem. Apesar de este ano a prova não ter sido tão concorrida como em anos anteriores, Manuel Almeida, presidente da Associação Desportiva e Recreativa do Troviscal, organizadora do evento, estava satisfeito e já a pensar numa próxima edição:

O pretendido apoio continuará a fazer-se sentir, pelo menos da parte do Município da Sertã, garantiu o seu vice-presidente, Rui Antunes, que destacou as características do terreno, ideais para a prática deste tipo de modalidades:

Quanto mais pessoas vierem a estes eventos, mais probabilidades existem de regressarem ao longo do ano e no Troviscal a praia fluvial, que este ano abrirá em julho, é um forte chamariz. Iniciativas como esta trazem mais alma à freguesia e Rogério Luis, presidente da Junta de Freguesia do Troviscal, acredita que quando a remodelação da praia fluvial estiver concluída e a prova puder terminar junto à ribeira, o Troviscal passará a ser ainda mais conhecido:

É o segundo ano que Anabela Vinha participa e pretende continuar a rumar ao Troviscal em futuras realizações:

André Alves veio pela primeira vez e destacou a boa organização do evento:

Palmira Quinhama é uma repetente, tanto na participação como nas vitórias. Há três anos que sobe ao primeiro lugar do pódio e à Rádio Condestável disse que iria tentar trazer mais raparigas num próximo ano:

Nuno Silva destacou a paisagem como elemento que possivelmente o fará regressar:

A terminar o vice-presidente da câmara enalteceu ainda o trabalho das associações, braço direito da autarquia, quer no dar a conhecer o território concelhio, quer na sua vertente de agentes de coesão territorial:

Esta prova começa a ser preparada bem cedo com a angariação de patrocínios e de voluntários para estarem nos percursos a dar apoio aos atletas (este ano eram 30 espalhados pela serra), definição do percurso e limpeza do terreno. Uma das ambições da associação é que este trail integre o campeonato nacional da modalidade.
De referir que houve ainda uma caminhada que juntou perto de 50 pedestrianistas.

Partilhar: