
O Serviço de Metrologia do Município da Sertã alargou a sua área de intervenção a mais municípios. Simultaneamente ampliou também o seu leque de verificações metrológicas, dá conta a Câmara Municipal da Sertã em nota enviada à comunicação social.
Deste modo, o município abraçou o desafio lançado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) (Organismo Nacional da Metrologia), que lhe atribuiu a responsabilidade da verificação metrológica legal da área geográfica do Município de Ourém, pode ler-se na mesma nota.
Relativamente a Ferreira do Zêzere, foi “formalizado um protocolo de colaboração com o município para a área da Metrologia Legal, ficando a autarquia sertaginense responsável pelo controlo metrológico naquela área geográfica. Ourém e Ferreira do Zêzere juntam-se, assim, aos concelhos da Sertã, Oleiros, Vila de Rei, Proença-a-Nova, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Pedrogão Grande”, descreve a nota.
Foi atribuído ao “Serviço de Metrologia do Município da Sertã um novo domínio de verificação metrológica de Parquímetros/Parcómetros e ampliado o alcance do domínio de verificação metrológica de Instrumentos de Pesagem (Balanças) não automáticos até quatro toneladas. Como entidade qualificada e sujeita a auditorias regulares, o município detém um laboratório metrológico dotado com os meios de referência padrões e todos os procedimentos legais exigidos, sendo um Organismo de Verificação Metrológica nos domínios de”:
- Instrumentos de Pesagem (Balanças) não automáticos, de equilíbrio automático, semi-automático e não automático, de indicação contínua e descontínua, até ao limite de 4 toneladas;
- Massas (Pesos);
- Contadores de Tempo de Bilhar e Ténis de mesa;
-Parquímetros/Parcómetros.
Recorde-se que o Serviço de Metrologia tem como principal objetivo “estabelecer a adequada transparência e confiança, com base em ensaios imparciais, na exatidão dos instrumentos de medição”. Desempenha também um papel fundamental na manutenção da confiança entre consumidores e agentes económicos, zelando pelo rigor e isenção nas medições efetuadas nas transações comerciais, garantindo a credibilidade no campo económico e industrial, lê-se na mesma nota. As novas atribuições decorrem da estratégia de evolução e inovação deste serviço por parte da autarquia sertaginense, resultando reconhecimento e confiança por parte do organismo nacional da metrologia.