
O Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) e o Instituto Vaz Serra (IVS) de Cernache do Bonjardim vão ser distinguidos com o selo “Escola Amiga da Criança”. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa a partilha das ideias em contexto escolar, com o intuito de proporcionar às crianças e jovens um percurso de aprendizagem mais enriquecedor. A iniciativa "Escola Amiga da Criança" tem como objetivo distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar, assim como a partilha de boas práticas.
A cerimónia terá lugar na Capela do Convento da Sertã Hotel, na Sertã, no próximo sábado, dia 20 de maio, a partir das 09:00.
Refira-se que este projeto pretende distinguir e reconhecer, a nível nacional, os estabelecimentos de ensino que participem na iniciativa, assim como incentivar o desenvolvimento (em projetos educativos) de ações que melhorem a segurança dos alunos, a qualidade e diversidade de espaços de recreio e convívio, a qualidade da alimentação, da higiene e do ambiente, e que diversifiquem as atividades extracurriculares no âmbito da Cidadania. São atribuídas distinções nas categorias: Alimentação e estilo de vida Saudável, Cidadania e Inclusão, Digital, Envolvimento da Família, Espaço Escolar, Literacias e Sustentabilidade.