
Na semana passada os Projetos de Resolução do PS e do PSD para a requalificação da EN238, no troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere, foram aprovados por unanimidade na Assembleia da República (AR), conforme já foi noticiado pela Rádio Condestável.
No debate anterior à votação, desde a direita à esquerda, todos os Grupos Parlamentares se juntaram a esta luta que já conta com mais de 30 anos.
Assim, sobre esta matéria o Grupo Parlamentar do Chega, através do deputado Rui Paulo Sousa falou no despovoamento do interior. Fazendo referência aos últimos Censos e à perda de população nos concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, disse que as acessibilidades rodoviárias são um fator importante para "atrair pessoas, manter a coesão territorial e para não penalizar ainda mais os concelhos que têm perdido tanta população" e por isso, a requalificação da EN238 no referido troço, foi considerada fundamental pelo deputado:
Quanto a Bruno Dias, do Grupo Parlamentar do PCP começou por demonstrar solidariedade para com as populações, entre outros concelhos, de Ferreira do Zêzere e da Sertã, que continuam a sofrer com as dificuldades causadas pelo mau estado desta "via estruturante" e que está “há demasiado tempo à espera de uma requalificação”. Lembrou, por isso, a recomendação datada de 20 de julho de 2016 que falava na necessidade urgente de requalificar este troço:
Em 2018 o então Ministro do Planeamento, Pedro Marques, respondeu a um requerimento na Assembleia da República sobre a mesma matéria, dizendo que seria ponderada uma intervenção, recordou também Bruno Dias:
Para este deputado “o que é preciso, não é repetir recomendações, é cumprir compromissos já assumidos" e "passar das palavras aos atos e concretizar os investimentos”.
Da parte do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, deixou claro que esta requalificação não é motivo de discórdia nem um assunto que divide os vários Grupos Parlamentares. Foi objetiva ao dizer que é preciso que o Governo requalifique esta estrada:
A finalizar este rol de intervenções, Bruno Costa, do Grupo Parlamentar do PS, reiterou a urgência em resolver este assunto que "ao longo de 20 anos conheceu várias iniciativas parlamentares" e, por isso, é altura do Governo começar com as obras para permitir que esta obra considerada “crucial” seja uma realidade para os concelhos de Ferreira do Zêzere, Sertã e Tomar:
Os Projetos de Resolução foram aprovados por unanimidade e ambos baixaram à 6ª Comissão
(Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação).