
O Auditório do Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova vai acolher, no próximo dia 22 de maio, a quinta edição do BiodivSummit, entre as 10:00 e as 17:00.
Esta é uma iniciativa anual que conta com uma organização conjunta do Município de Proença-a-Nova e do CCVFloresta para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio. Em 2023 esta conferência pretende “cruzar as artes com a biodiversidade, estando estipulados três painéis com diferentes moderadores e oradores”, refere a autarquia em nota enviada à comunicação social.
A abertura do evento caberá ao presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, que contará com a companhia de Carlos Farinha, artista plástico proencense, com diversas obras já produzidas no concelho.
Segundo o programa, no primeiro painel, com o tema “Somos de todas as cores” estarão presentes a moderadora Alexandra Neves, representante regional do Centro da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, bem como Luísa Nunes, professora adjunta na ESACB-IPCB, Magda Ferreira, técnica em representação do projeto BioAromas LIIS e ainda Ana Mafalda Reis, consultora de neurorradiologia e professora auxiliar convidada do ICBAS, da Universidade do Porto.
O segundo painel, “Os Sinais das Cores”, contará com a moderação de Paulo Jorge da Silva Almeida, do Departamento de Química da UBI (Universidade da Beira Interior) e com a participação de Margarida Cristóvão, da secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, Projetos de gestão da paisagem AIGP, e de Vítor Gomes, em representação da Biofrade, agricultura biológica.