
Integrado no programa D'Gustar Cereja que está a decorrer em Proença-a-Nova nos restaurantes aderentes, na freguesia de Montes da Senhora, começou hoje o Festival da Cereja e do Limão. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, reforçou que esta realização é uma forma de promover estes dois produtos locais que têm forte implementação naquele território e que urge ajudar a desenvolver, mesmo para proteger as aldeias através do Programa Condomínio de Aldeia:
No entender de João Lobo, a produção de cereja na freguesia de Montes da Senhora só não concorre com o Fundão por falta de escala. Há, contudo, uma janela de oportunidade já que existem, em Proença-a-Nova, espécies que podem chegar mais cedo ao mercado:
A cereja produzida naquele concelho está toda a chegar aos mercados e, aproveitando as condições colocadas ao dispor da população local, com a cozinha partilhada, este fruto está também a ser aproveitado para outros fins:
De acordo com informações recolhidas pelo Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário, as poucas horas de frio registadas neste inverno e a primavera quente, que forçou a maturação em algumas variedades, faz com que este não seja um ano muito favorável para a produção de cereja. Se num ano positivo saem mais de 60 toneladas dos cerejais do concelho, a produção deste ano será consideravelmente inferior.
Programa do festival:
Neste fim-de-semana de 27 e 28 de maio decorre também um programa diversificado que conjuga animação, os produtos da terra e propostas de artesanato.
Este sábado há teatro de rua, jogos interassociações (mobilizando oito associações do concelho) e, à noite, a atuação dos grupos Cantadores do Alentejo e Jorge Gonçalves Trio.
O domingo começa com o 193º passeio pedestre, “Montes de Cerejas". Nesse dia de manhã, o passeio de carros antigos, irá incluir uma passagem por Montes da Senhora e pelo Festival da Cereja e do Limão. A tarde será de folclore com a atuação dos ranchos “Ceifeiras e Campinos da SFUS de Samora Correia” e do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno.