
A 6ª edição do Walking Weekend em Pampilhosa da Serra foi ontem, dia 4 de maio, apresentada em Coimbra e vai ter lugar de 26 a 28 de maio no concelho pampilhosense.
Assim, para esta edição do festival, “foi preparado um programa criativo, que visa o despertar sensorial e emocional, através de uma imersão profunda nos principais ativos do território, como é o caso das aldeias, as paisagens e a natureza no seu estado mais puro, a identidade cultural, a gastronomia e até a alegria comunitária”, explica a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.
Para Rui Simão, vereador da autarquia pampilhosense, trata-se de um programa abrangente “que se dirige às famílias e amigos, aos mais ousados e que precisam de um pouco mais de adrenalina e também àqueles que gostam de imergir na cultura e na essência dos lugares”.
As caminhadas “são a maior inspiração do evento, sendo que este ano os participantes serão convidados a fazê-lo por terra, por água e até pelo céu, através de uma “viagem às estrelas” guiada entre a ciência e a imaginação pelo astrónomo e comunicador de ciência José Matos”, descreveu a autarquia. “Será sem dúvida um momento memorável que permitirá a todos os que vão, não apenas descobrirem este produto, mas descobrirem-se a si próprios”, expressou Rui Simão.
À semelhança do que aconteceu o ano passado, as inscrições do Walking Weekend’23 estarão limitadas a 150 participantes, sendo que até ao momento já foram preenchidos mais de metade dos lugares disponíveis. A organização continua apostada em proporcionar uma jornada intimista e diferenciadora, que para Rui Simão permitirá “confrontar cada um com o que de melhor o território tem para oferecer e com o que de melhor em Portugal se faz nesta matéria”.
“Caminhar, desfrutar, conviver e festejar é algo que parece que estamos mais inibidos de fazer, mas de que não podemos abdicar”, notou Rui Simão, na certeza de que este festival faz bem ao corpo, mas também “ao espírito e à alma”. “Qualquer pessoa que venha a participar neste festival, não tenho dúvida de que terá uma experiência memorável”, frisou.
Outra das marcas do Walking Weekend é também o espírito de convívio e familiar que se sente entre participantes, e que em muitos casos tem estimulado o regresso fiel e o reencontro edição após edição.
O Walking Weekend é organizado pela empresa de animação turística Epic Land, contando com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e da Decathlon.