
As creches da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere vão receber cerca de 10 mil euros, valor angariado na venda da Filhó Espichada, no âmbito do festival com o mesmo nome.
Ontem, dia 30 de janeiro, decorreu um jantar de convívio organizado pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, onde participaram cerca de 100 voluntários que contribuíram para o sucesso do referido festival.
Na ocasião Jorge Custódio, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra agradeceu assim, de forma simbólica, a “dedicação, simpatia e generosidade de todas estas pessoas, que durante oito dias deram o coração ao Natal Serrano e deixaram as famílias para trabalhar em prol de uma causa comum”, lê-se numa nota enviada à comunicação social.
Sendo difícil perceber, com exatidão, o número de unidades da célebre iguaria serrana que saíram das fritadeiras de cada uma das oito freguesias do concelho, Jorge Custódio revelou que foram utilizados 869 quilos de farinha, 572 dúzias de ovos e 251 quilos de açúcar ao longo do festival.
“Se por um lado o Festival da Filhó Espichada representa um dos principais atrativos da celebração do Natal Serrano, é também incontestável que apenas a dedicação de todos os intervenientes permite que a iniciativa se mantenha viva”, lê-se na mesma nota.