PAMPILHOSA DA SERRA: Ana Brito homenageia mãe e concelho com pinturas

Exposição “Todos os domingos se parecem” foi inaugurada

PAMPILHOSA DA SERRA: Ana Brito homenageia mãe e concelho com pinturas

Está patente ao público no edifício dos Paços do Concelho, em Pampilhosa da Serra, desde o passado dia 6 de maio, a exposição de pintura “ Todos os domingos se parecem”, de Ana Brito.
Composta por 13 acrílicos sobre tela cartonada e sobre madeira, transmitem “uma bonita homenagem da autora à sua mãe e à sua Pampilhosa da Serra”, descreve a Câmara de Pampilhosa em nota enviada à comunicação social.
No dia da inauguração, Ana Brito, autora da exposição e Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, deu conta que “todos os quadros foram pintados ao domingo, durante os dois anos de pandemia em que fui companhia da minha mãe que por razões de saúde estava isolada em casa e a sua companhia era eu”, e acrescentou ainda que foi uma forma de a sua mãe “estar mais próxima da terra de onde afetivamente nunca saiu”.
A autora afirmou ter decidido “propositadamente”, mostrar esta exposição ao público, pela primeira vez na sua terra natal e descreveu ainda esta mostra como sendo “uma forma diferente, sem sair de casa, através dos objetos que se encontram no interior”.
Assim, partindo da “representação da porta de casa, a única pintura de um objeto exterior, os visitantes são convidados a percorrer um “desfile” de objetos com os quais possivelmente também se identificarão, desde elementos de arte sacra, a outros elementos simbólicos de interior”, lê-se na mesma nota.
Apesar de considerar o seu vínculo à arte como a “relação de uma vida”, a autora apenas começou a pintar há “meia dúzia de anos”, num exercício de “libertação total” à margem da sua carreira judicial. “Resolvi começar a expressar o meu pensamento interior relacionado à arte, passei a precisar disto no sentido de encontrar aqui o meu equilíbrio profissional, concluiu Ana Brito.

Partilhar: