
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ferreira do Zêzere, associou-se à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, que assinala neste mês de abril o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, através de diversas ações de sensibilização da comunidade para esta problemática, dá conta a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere em nota enviada à comunicação social.
Assim, como forma de assinalar este mês, foram construídos nos pátios das escolas do concelho, laços azuis gigantes onde participaram alunos, professores e auxiliares. Também o comércio aderiu à iniciativa da CPCJ, expondo nas suas montras laços azuis elaborados por alunos.
Recorde-se que “a campanha ”Laço Azul” teve início em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à sua neta. O seu neto já tinha sido morto por maus-tratos, de forma brutal. As pessoas questionavam: E porquê azul? Bonnie Finney explicava, que, apesar do azul ser uma cor bonita, não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos”.