
A Extensão de Saúde de Cernache do Bonjardim ficou esta semana, mais uma vez, sem médicos mas esta é uma situação que, em princípio será revertida, descansou o presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, que tem estado em conversações com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) sobre esta matéria, no sentido de resolver, de uma vez por todas, o problema de falta de médicos em Cernache do Bonjardim:
Esta médica, a confirmar-se a sua vinda, será de outro concelho. Deste modo, mesmo consciente de que este problema se irá agravar, a câmara está a fazer tudo o que pode para mitigar a falta de profissionais de saúde nesta vila:
O autarca aproveitou ainda para deixar o seu “profundo desagrado” pelo facto desta extensão (Cernache do Bonjardim) estar a ser sistematicamente afetada. No seu entender “é uma situação inadmissível” para com esta população:
Contactada pela RC, a presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Maria João Ribeiro, confirmou que todas as entidades e pessoas envolvidas neste assunto estão coordenadas e em conversações, esperando que tudo se resolva para o bem da população de Cernache do Bonjardim.
Por forma a esclarecer esta e outras questões, Carlos Miranda disse ainda que pretende reunir presencialmente com a ULSCB, reunião que será marcada em breve. Uma das questões que deverá estar em cima da mesa é a possibilidade dos médicos (cinco) que estão no Centro de Saúde da Sertã poderem mitigar situações como aquela que se está a verificar neste momento na vila cernachense:
Atendendo à situação que chamou de “dramática a nível nacional”, Carlos Miranda reiterou ainda que, em termos de saúde, no global, há situações que precisam de medidas urgentes, estruturais e profundas por parte do Ministério da Saúde.
Mas para a ULSCB parece estar tudo bem...
A Rádio Condestável pediu esclarecimentos à ULSCB, com conhecimento à Administração Regional de Saúde do Centro (ARS). Quem ler o conjunto das perguntas abaixo e as telegráficas respostas da ULSCB, poderá ficar com a ideia de que tudo está bem na Extensão de Saúde de Cernache do Bonjardim. No entanto, como constatámos, as respostas não coincidem com a realidade denunciada pelos ouvintes/utentes e verificada pela Condestável no local.
Observem-se assim, atentamente, as respostas às questões colocadas pela Condestável:
“1 – A ULSCB confirma que a Extensão de Saúde de Cernache do Bonjardim está novamente sem médicos?
Resposta: Não.”
A RC questionou seguidamente:
2 – Se sim, o que aconteceu para que o médico se fosse embora, constando que esta saída se deve apenas a questões relacionadas com pagamento de horas que a ULSCB não quis assumir. Confirmam?
- Registe-se que esta pergunta não obteve resposta, apesar do médico, efetivamente, não ter dado consultas esta semana.
Questionámos ainda:
“3 – Que solução tem a ULSCB para colmatar esta situação no imediato, tendo em linha de conta que se está perante uma Extensão de Saúde que, só ela, ainda tem mais utentes que alguns centros de saúde da sua área de intervenção?
Resposta: Atualmente a extensão tem médicos a exercer funções, no entanto a ULSCB continua a desenvolver esforços para minimizar estes e outros constrangimentos.
4 – O Centro de Saúde da Sertã tem cinco médicos a exercer (…). Enquanto a situação não conhece desenvolvimentos ao nível de novas (difíceis e morosas como se tem verificado) contratações, não seria possível com estes profissionais mitigar esta situação?
Resposta: Atualmente a situação está normalizada.”
Relembre-se que, por causa da situação de falta de médicos em Cernache do Bonjardim, vários utentes já mudaram a sua ficha clínica para centros de saúde de concelhos e distritos vizinhos.
Esta extensão de saúde tem mais de 3.000 utentes, número superior a alguns centros de saúde da área da ULSCB.
Nota da redação: Deixamos ao critério dos nossos ouvintes ou leitores a interpretação sobre a qualidade ou tipo de respostas desta entidade pública, como é a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.