CERNACHE DO BONJARDIM: ACZP quer fazer repovoamento de espécies

Associação vai adquirir maquinaria para fazer sementeiras

CERNACHE DO BONJARDIM: ACZP quer fazer repovoamento de espécies

A Associação de Caçadores da Zona do Pinhal (ACZP) com sede em Cernache do Bonjardim e que abrange ainda o território das freguesias de Nesperal e Palhais, reuniu no passado sábado em Assembleia Geral de Sócios para aprovação das contas.
Com vista a fazer um repovoamento de espécies como o coelho ou a perdiz, a associação vai avançar com a compra de um trator e de duas alfaias, por forma a fazer sementeiras em alguns terrenos abandonados para alimentar os referidos animais.
Para já, é preciso autorização do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para poderem afastar os grandes predadores destas pequenas espécies, reforçou à Rádio Condestável Leonel Rocha, presidente da direção da ACZP no final da reunião:

A caça à rola vai poder ser autorizada mas para isso é preciso certificar a densidade desses animais:

Uma das questões levantadas nesta reunião foi o facto de muitos dos associados terem locais próprios de alimentação ou cevadouros para os javalis. Por norma, estes locais, devem ser comunicados à associação para evitar acidentes mas tal não está a ser comunicado na totalidade:

O outro problema com que os caçadores se debatem quase diariamente é com os laços ilegais para captura do javali:

Leonel Rocha garantiu ainda que tudo tem sido feito para reduzir a densidade do javali. Todos os dias recebem queixas, muitas delas de pessoas que vêem as suas culturas destruídas, muitas dentro do perímetro urbano das aldeias onde vivem e onde não se podem fazer esperas, dada a distância legal de 250 metros que se tem que cumprir, face às habitações.

Partilhar: