
Dois representantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco estiveram em Cabo Verde, onde reuniram com representantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e com representantes de câmaras municipais locais. A vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Ana Vaz Ferreira e o docente da Escola Superior de Educação do IPCB, João Rocha, foram “reforçar a cooperação existente entre os dois países, assim como preparar projetos conjuntos na área do ensino superior, do desenvolvimento do território e da formação”, descreve o IPCB em nota enviada à comunicação social.
Assim, a dirigente do IPCB reuniu com o Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e toda a equipa reitoral. Neste encontro esteve também presente Aleida Furtado, presidente dos polos de Santa Catarina e do Mindelo, onde são lecionadas formações na área do Desporto, e a licenciatura em Enfermagem, respetivamente. Durante os trabalhos foi abordado “o desenvolvimento de projetos conjuntos em diversas áreas e graus de formação, assim como o reforço da cooperação na área da mobilidade de estudantes, professores e investigadores das duas instituições”, lê-se na mesma nota. Ana Vaz Ferreira visitou ainda as instalações da universidade na cidade da Praia.
Durante esta viagem, a comitiva do IPCB participou em diversas “reuniões de trabalho em câmaras municipais que têm protocolos de cooperação com o politécnico, no âmbito da estratégia de internacionalização da instituição, nomeadamente São Lourenço do Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, Santa Cruz, Tarrafal e Praia”.
Para além da “captação e apoio a estudantes internacionais, nos encontros com os municípios, foram ainda discutidas possibilidades de cooperação na organização dos serviços de proteção civil, em articulação com as escolas do IPCB e entidades albicastrenses que operam nesta área, a otimização da recolha de resíduos e o desenvolvimento das potencialidades do território, com projetos adaptados às culturas e estratégias locais em áreas como o turismo, o serviço social, a agropecuária e o desporto”, enumera o politécnico.
Nestas reuniões com as câmaras municipais, foram também lançadas as bases para o estabelecimento de parcerias na área da formação, nomeadamente a capacitação de quadros técnicos dos municípios através da frequência de cursos online ou em b-learning lecionados pelas escolas do IPCB, a realização de estágios intensivos no politécnico, a criação de formações conjuntas a serem lecionadas em Cabo Verde, e a organização de formações para treinadores desportivos.
A viagem a Cabo Verde incluiu ainda a “visita a empresas e unidades fabris que desenvolvem atividade na área da agricultura, das pescas e da produção de bens de consumo”, pode ler-se na mesma nota.