Imprimir

A Escola Secundária de Proença-a-Nova vai participar, este ano letivo, no programa Parlamento dos Jovens subordinado à temática das alterações climáticas.

Participam nesta aventura cerca de 40 alunos que, esta segunda feira, 21 de janeiro, esclareceram algumas dúvidas com a Deputada da Assembleia da República, eleita pelo distrito de Castelo Branco, Hortense Martins.
Cada vez mais presentes no dia a dia, as questões das alterações climáticas sentem-se e notam-se, por exemplo nos violentos incêndios que têm assolado o nosso país.
A deputada lembrou que Portugal está na linha da frente para ajudar a travar a destruição do planeta e que o país é signatário do Acordo de Paris e tem, por exemplo, o programa Portugal Carbono ZERO em 2050, “num desfio aos vários setores (transportes ou agricultura) para responder a estas questões”, disse. No que respeita ao Parlamento dos Jovens “é fazer pensar aos nossos jovens que são a resposta e que medidas deverão ter para melhorar o nosso planeta”, vincou, não esquecendo que este género de programas são uma “oportunidade para eles e uma forma de os instigar e desfiar a serem cidadãos ativos nas suas escolas e regiões para construir um mundo melhor”, sustentou.

João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, vê com satisfação o interesse dos alunos nestas questões pois “na escola damos-lhe as condições  e tentamos motivá-los para que participem”, disse, confirmando que “cada vez mais sentimos que nesta e noutra atividade procuram sempre participar com mais entusiasmo”.
Desde 2005 que Hortense Martins participa nesta iniciativa e confessa que os “jovens são interessados”. Este ano já passou pelas escolas de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Oleiros e Proença e “desde o básico ao secundário deparo-me com jovens interessados, que fazem muitas perguntas” e demonstram “reflexões exigentes”, explicou.
Após esta primeira fase, a segunda fase será dedicada à realização das sessões nos distritos o que acontecerá a 19 fevereiro no Instituto Português do Desporto e Juventude em Castelo Branco.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
33333
Ontem
34211
Este mês
514244
Total
23167221
Visitantes Online
43