Imprimir

A noite do passado sábado, 7 de julho, trouxe, de acordo com Nuno Leitão do Rancho Folclórico e Recreativo Club Bonjardim, uma “moldura humana impressionante” ao Jardim da Memória em Cernache do Bonjardim para assistir a mais um Festival de Folclore organizado por este grupo.

O responsável pela organização deste evento fez assim um “balanço positivo” desta 28ª edição, que trouxe igualmente um rancho de Espanha, tornando-o assim no 11º Festival Internacional e que, apesar do frio “as pessoas não arredaram pé”, disse, lembrando que “o objetivo do nosso festival é mostrar o bom folclore que o nosso país tem, de norte a sul”.
No momento dos discursos, Filomena Bernardo, presidente da União de Freguesia de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP) lembrou a ocasião em que o seu antecessor Diamantino Calado Pina “ousou convidar o Nuno Leitão a realizar aqui o festival. A partir daí cada evento é sempre mais brilhante”, testemunhou, grata por estes eventos culturais destes se realizarem na freguesia.
Em representação do presidente da Câmara Municipal da Sertã esteve Ana Delgado que deixou o desejo de que “este festival fique na memória dos que são de cá e dos que não são e que voltem sempre a Cernache”.

Por seu lado, António José Simões, presidente do Club Bonjardim, casa que alberga o rancho anfitrião, desejou que este festival “enriqueça ainda mais o nosso património folclórico e etnográfico”.
A ligação entre coletividades é sempre de destacar e a do rancho com o Instituto Vaz Serra (IVS) ganhou ainda mais visibilidade nas palavras de Carlos Miranda, diretor pedagógico quando recordou que no último evento organizado pelo IVS, a mini maratona, “havia um problema com inscrições e era preciso chamar equipas, foi-se ao rancho do clube e apareceu a equipa do rancho. Houve um problema com o transporte no dia da prova e lá estava o Nuno Leitão com a carrinha”, descreveu para reforçar que “é nestas coisas que sentimos que as pessoas estão connosco”.
Participaram neste festival para além do rancho anfitrião, os Ranchos de Rebordães de Santo Tirso (Baixo Minho), Folclórico Roseiras do Vale da Rosa de Leiria (Beira Litoral), Folclórico Casa do Povo de Vialonga de Vila Franca de Xira (Ribatejo), Folclórico da Ladeira do Vau de Portimão (Algarve) e Folclórico Huelearromero de Cenicientos (Madrid – Espanha).

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
35507
Ontem
50543
Este mês
785285
Total
20283344
Visitantes Online
28