Rádio Condestável - FIGUEIRÓ DOS VINHOS – Autarca defende união entre municípios para rentabilizar investimento 


Imprimir

À semelança do que acontece com as comunidades intermunicipais...As três câmaras mais afetadas pelos fogos de Pedrógão Grande de junho de 2017 reclamam medidas para contornar orçamentos limitados e despovoamento.
Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos têm, somados, cerca de 13 mil habitantes (de acordo com o Censos 2011) e apresentam dos orçamentos municipais mais baixos do distrito de Leiria, que variam entre os quatro milhões de euros (Castanheira de Pera) e os nove milhões de euros (Figueiró dos Vinhos).

Os grandes incêndios de 17 de junho de 2017, vieram ainda dificultar mais a tarefa destes municípios pequenos, envelhecidos, sem capacidade de investir e sem grande iniciativa privada, apesar de trazer também oportunidades com medidas para a reconstrução dos concelhos.
É com base nestes números que o presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos defende uma maior congregação de sinergias entre municípios, à semelhança do que já é feito nas comunidades intermunicipais (CIMs) À Rádio Condestável explicou que o trabalho deve ser feito ao nível da “intermunicipalidade”, não querendo com isto dizer que seja necessário “os municípios deixarem de existir”, mas sim prevalecerem como estão, mas “organizados”, defendeu. “As CIMs já trouxeram esta realidade. Há sinergias entre os vários concelhos e assim conseguimos atingir objetivos que não são estanques para um concelho, mas sim para uma região mais alargada”, disse, acrescentando que “assim há uma rentabilidade de investimentos”.
Este autarca recorda ainda que teria sido importante a não extinção da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte. Treia sido melhor aumentá-la. Com a realidade atual, defende também a cooperação entre outras comunidades, destacando o exemplo da recentemente criada Associação de Municípios para gerir as redes de água em baixa e o saneamento. “Estamos 12 municípios a trabalhar nessa perspetiva, sendo que cinco são da CIM de Leiria e sete da CIM de Coimbra”.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9280
Ontem
28871
Este mês
465269
Total
17338810
Visitantes Online
25