Rádio Condestável - PROENÇA-A-NOVA – CCVF e SerQ unem esforços e abrem a porta da cooperação 


Imprimir

Protocolo destaca complementaridade sem concorrência e trabalho em rede…O Município de Proença-a-Nova assinalou esta quarta-feira, 13 de junho, o seu Feriado Municipal.

Na sessão solene que teve lugar no Centro de Ciência Viva da Floresta foi altura de balanços mas também ocasião para lançar um olhar sobre o futuro destes territórios, para os quais a expressão ‘trabalhar em rede’ tem de fazer parte do dia-a-dia e ser transversal a todas as políticas assim deu conta João Lobo, presidente da autarquia proencense. O autarca recordou a assinatura, em março deste ano, do protocolo para a criação do primeiro laboratório colaborativo para fazer a ponte para o que ontem foi assinado entre o Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença (CCVF) e o Centro de Inovação e Competências da Floresta da Sertã (SerQ). No seu entender, este ato “é um sinal muito positivo de cooperação de duas instituições que, em campos diferentes, partilham da mesma visão que queremos para a nossa floresta, tirando partido de uma força conjunta para a promover”, bem como aos dois concelhos em causa e de toda a região. Falando em complementaridade, João Lobo disse quer ela “é vital entre municípios, em lógicas de cooperação para ultrapassar o velho paradigma de competição, só porque sim”.
Edite Fernandes, diretora do CCVF, destacou que este protocolo irá “abranger as atividades de investigação, comunicação e divulgação de ciência e tecnologia, bem como a colaboração em atividade ludo-didáticas de ambas as instituições, criando uma sinergia e complementaridade de competências que irão valorizar a necessidade de atualização contínua do conhecimento científico, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologias entre estes dois centros e a comunidade”, de todas as faixas etárias, bem como aos visitantes.
Para Paulo Farinha Luis, presidente do SerQ é de realçar a importância que a autarquia de Proença deposita nesta cooperação, visível no destaque que deu a esta assinatura e nos pressupostos que tem por base. Paulo Luís considera igualmente que gestos destes são “a única forma de estes territórios progredirem, alcançarem o êxito e terem mais gente. A única forma que temos para tal é colaborarmos entre todos”, vincou, sublinhando que “ a cooperação é a melhor forma de crescermos e de promovermos o que de melhor temos”, pois “quando estamos a falar em empreendedorismo, em promoção do conhecimento científico e em aumentar o valor acrescentado dos nosso produtos, estamos a dar um importante passo para a criação de riqueza e fixação de população”, explicou.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9310
Ontem
28871
Este mês
465299
Total
17338840
Visitantes Online
41