Imprimir

Cascais e Pampilhosa celebraram geminação… A primeira geminação de Pampilhosa da Serra com outro município efetivou-se esta terça-feira, 12 de junho. Aconteceu com o Município de Cascais e decorreu da ajuda que este deu a Pampilhosa nos incêndios que assolaram, por diversas vezes o concelho no último ano. Cascais prontificou-se sempre na ajuda, primeiro de bens alimentares, depois de com alimentação para animais, disponibilização de animais e de outros bens para as pessoas.

Os incêndios vieram assim aproximar dois territórios em que as diferenças são notórias. De um lado a serra, do outro lado o mar, de um lado o interior e do outro o litoral, por um lado a natureza, por outro a cidade, são alguns dos contrastes que se querem unir para estreitar laços entre populações, aprofundar, revitalizar e ampliar relacionamentos e incentivar formas de colaborar nos mais diversos níveis, destacou Carlos Carreiras, presidente da autarquia de Cascais até porque “não é só no momento da aflição que se congregam esforços” e “não podemos esquecer que essa aflição ainda não passou, nem ultrapassou todos os obstáculos que há para ultrapassar”, disse, apelando ao país para que “não esqueça todas as populações afetadas nos últimos incêndios” pois “todos somos responsáveis pelo que se passou”, considerou. A par das questões de proteção civil, onde será possível colaborar, Carlos Carreiras aproveitou também para reforçar a necessidade de intervir nas segundas habitações, manifestando disponibilidade para apoiar esta luta.

José Brito, presidente da autarquia pampilhosense destacou a “solidariedade e a disponibilidade de ambas as partes em colaborar” e que estão presentes neste protocolo que vigorará por tempo indeterminado. “O nosso concelho é totalmente diferente de Cascais e é nesta diferença que nos podemos complementar”, disse, esperando que “neste dar de mãos consigamos fazer algo, nós oferecendo o bom que temos e Cascais colaborando connosco”. Em jeito de desabafo, José Brito disse temer que “estas coisas do Movimento pelo Interior fiquem só pelo papel”, considerando assim que “são ações destas que demonstram que temos que nos aproximar”, pois “se olharmos mais para os municípios do interior estamos a colaborar para a melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades do litoral”, reforçou.

Embaixada de Israel apoia Pampilhosa

No âmbito das comemorações dos 70 anos da Independência do Estado de Israel, a Embaixada de Israel em Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Cascais irá promover amanhã, 14 de junho, pelas 21:30, no Casino Estoril, um concerto solidário a favor das vítimas dos incêndios de Pampilhosa da Serra. (ver notícia relacionada)

Raphael Gamzou, embaixador de Israel em Portugal marcou presença nesta cerimónia e à Rádio Condestável confirmou que acompanhou “quase de forma intensiva as tragédias humanas que aconteceram em Portugal. Esse foi o meu primeiro choque quando ainda estava em Israel”, disse. No dia em que viu de perto a devastação, confessou um misto de emoções decorrente da visão das “enormes montanhas pintadas de preto com as árvores queimadas” e também “do início de um novo verde e do ressuscitar da natureza, natureza que tem a sua própria lógica”, ilustrou. Após o encontro de ontem, Raphael Gamzou disse ainda acreditar que “há um futuro verdadeiramente solidário entre seres humanos e que conseguiremos enfrentar os desafios do fogo com esperança de que o futuro será melhor para Pampilhosa e para as pessoas à volta”.
Carlos Carreiras lançou o desafio ao embaixador para que, além deste concerto solidário, as mãos de Israel continuem dadas com Pampilhosa, nomeadamente na possibilidade de atrair investimento israelita para este concelho do Interior. Confessando não poder “fazer promessas de coisas que não posso realizar, mas vou pensar no assunto”, finalizou.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
34075
Ontem
35686
Este mês
564436
Total
15883618
Visitantes Online
76