Imprimir

Tem início na próxima sexta-feira dia, 15 de junho 2018 o 1º Festival Literário Internacional do Interior (FLII), que irá decorrer em 11 concelhos da região, incluindo Pedrógão Grande. Esta primeira edição terá como tema “Palavras de Fogo” - em homenagem às vítimas dos incêndios florestais – e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O FLII é uma iniciativa da Arte-Viva Cooperativa Artística e Editorial que além de Pedrógão Grande congrega ainda os concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Sertã, Penela, Lousã, Miranda do Corvo, Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua e terá como grupo coordenador os escritores Ana Filomena Amaral e José Luís Peixoto, e a professora Fátima Cabral. O FLII irá juntar escritores de várias nacionalidades, numa rara passagem pela região. Além dos já citados Ana Filomena Amaral e José Luís Peixoto, são também algumas das presenças confirmadas, Isabel Zambujal, Clara Pinto Correia, Mário Beja, Pedro Mexia, Fernando José Rodrigues, Maria Antónia Palla e Manuel Pedroso Marques. Luís Sepúlveda, Yao Feng, Prabda Yoon, Filinto Silva e Seid Serdarevic, são apenas alguns dos escritores de outras nacionalidades que estarão presentes. Mas há muito mais para ver e ouvir na primeira edição do FLII que terá as conversas com e entre autores no centro da sua larga programação.
Este festival pretende envolver todos os agentes de desenvolvimento de todos os concelhos participantes e todos os talentos locais, em todas as ações a realizar em simultâneo, ou seja concursos, palestras, workshops, leitura, feira do livro, espetáculos, multimédia, performances, instalações, exposições, para e com todos os públicos de todas as faixas etárias. O conceito subjacente a este festival é o de uma realização sinérgica, catalisando os recursos dos municípios integrados do consórcio, rentabilizando e potenciando o melhor que cada um possui, num esforço conjunto de superar as adversidades e, em nome da palavra regeneradora, onde houver pessoas haverá livros.
A abertura e encerramento oficiais decorrerão, respetivamente, nos concelhos de Castanheira de Pera e Oliveira do Hospital, inclui, ainda, a inauguração de uma residência de escritores no concelho da Castanheira de Pera pela mão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
33815
Ontem
35686
Este mês
564176
Total
15883358
Visitantes Online
56