Rádio Condestável - FLORESTA – Governo abre concurso para novos sapadores florestais 


Imprimir

O governo abre hoje concurso para a constituição de 100 novas equipas de sapadores florestais. Em causa estão 500 novos efetivos que deverão estar operacionais antes do próximo verão. Mas a contratação só avançará mais tarde.

Para já, o concurso destina-se à atribuição das vagas, a que poderão concorrer entidades como as comunidades intermunicipais ou agrupamentos de municípios, num processo que deverá estar terminado no final de março. Caberá depois a estas entidades contratar os 500 efetivos que vão preencher os lugares.
De acordo com o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, a distribuição das equipas pelo território levará em linha de conta, em primeira instância, as zonas de intervenção prioritária em matéria de prevenção da floresta contra incêndios - ou seja, consideradas como zonas de maior perigosidade ."Vamos também priorizar aquilo que são as zonas de maior valor patrimonial, quer cultural, quer natural", diz Miguel Freitas, dando como exemplo as serras do Buçaco e de Sintra. Um terceiro eixo de intervenção prioritária serão as zonas protegidas.
De acordo com o secretário de Estado, boa parte destas novas equipas vão ser integradas em brigadas - constituídas por três equipas de cinco sapadores, coordenados por um técnico superior florestal. Com três missões primordiais. A mais imediata passa por intervir "naquilo que são as grandes redes de defesa da floresta contra incêndios, naquelas autoestradas de 125 metros que é preciso bater para defender a floresta" - o governo anunciou uma dotação de 15 milhões de euros para criação de novas faixas e manutenção das existentes. Os sapadores terão também intervenção no combate indireto aos incêndios e, na fase de rescaldo, para fazer a estabilização de emergência. O secretário de Estado garante que as associações de baldios e as zonas de intervenção florestal também podem avançar com candidaturas aos novos sapadores.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9347
Ontem
28871
Este mês
465336
Total
17338877
Visitantes Online
49