Rádio Condestável - SERTÃ – Almoço solidário ajudou duas famílias 


Imprimir

Cada uma recebeu 1.700 euros de ajuda... A Associação Selinda BTT realizou no passado domingo um almoço solidário com o intuito de ajudar quem perdeu tudo nos incêndios de 15 de outubro no concelho da Sertã, sendo que participaram mais de 500 pessoas.

Paulo Cardoso, da associação, mostrava-se satisfeito com a forte adesão da população a esta ação de solidariedade e à Rádio Condestável confirmou que as duas famílias ajudadas estavam identificadas pelos serviços da ação social da câmara municipal. Contudo, a Condestável sabe que foram indicadas pela RLIS - Rede Local de Intervenção Social da Sertã. “Optámos por estes dois casais que foram os mais castigados pelos incêndios”, confirmou, revelando que um casal é Inglês e vive no Bravo, freguesia de Pedrógão Pequeno e “estava a tentar fazer vida cá. Com o incêndio ficaram com tudo destruído”. O outro é da Macieira, freguesia do Troviscal.
Deste modo, no Bravo, Catherine e o marido ficaram sem os poucos haveres que tinham. A vontade de retomar tudo é muito grande até para dar condições ao bebé que acabou de nascer. “É triste mas estamos felizes pelas pessoas que nos ajudam e dão apoio”, disse. Por agora ainda não sabem quando vão começar as obras de reconstrução já que a casa não estava legalizada. O problema maior são as burocracias e “estávamos numa zona ecológica e é muito mais difícil assim”, confirmou.

Catherine e a família ficaram apenas "com o carro e com a vida", sendo que a prioridade agora “é o menino e temos que pensar o que fazer no futuro”. Não pensam abandonar o concelho mas o futuro “é complicado”, confessa.
O dia foi especial para o casal da Macieira, confessou Prazeres Nunes, que não esquece nunca os colchões, as camas e o azeite, entre outros bens, que as chamas levaram. “Fiquei sem nadinha”, recorda, agradecendo também “aos meus vizinhos que me acudiram”. Por agora espera que as obras de reconstrução da casa comecem ainda este mês, sendo que por enquanto vai vivendo nos anexos que um vizinho lhe facultou.
Com esta ação a Selinda BTT juntou 1.700 euros para cada um dos casais. De referir que muitas empresas do concelho se quiseram também associar com diversos donativos, tanto para estes casais como para a confeção do almoço.
Durante a manhã houve ainda lugar a um passeio pedestre e a um passeio de BTT para os mais desportistas.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
9336
Ontem
28871
Este mês
465326
Total
17338866
Visitantes Online
48