Imprimir

Para além dos sete da zona de Pedrógão Grande… O Fundo de Emergência Municipal vai ser alargado aos concelhos de Abrantes, Alijó, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Gavião, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Ferreira do Zêzere, Fundão, Mação, Mangualde, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova, Resende, Sardoal, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão. A medida foi aprovada hoje, dia 7 de setembro, em Conselho de Ministros. O Governo alarga deste modo a mais 20 concelhos, para além dos sete da zona de Pedrógão Grande, o recurso ao Fundo de Emergência Municipal, em virtude dos incêndios florestais ocorridos este ano.

A decisão estipula como critério a verificação de uma "área ardida igual ou superior a 4.500 hectares ou 10% da área do concelho" e “complementa” as resoluções do Conselho de Ministros de 12 de julho, ressalvou o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.
A decisão sobre os apoios a conceder, frisa o Governo, tem como base a "avaliação rigorosa e documentada dos danos, bem como a verificação da incapacidade de os sinistrados superarem, pelos seus próprios meios, a situação".
As dotações financeiras a disponibilizar serão fixadas "assim que esteja concluído o processo de determinação exata dos danos e prejuízos efetivamente sofridos" ou que venham ainda a ser sofridos, é referido no comunicado do Conselho de Ministros.

Eduardo Cabrita sublinhou ainda que Portugal apresentou uma alteração na sua candidatura em Bruxelas ao Fundo Europeu de Solidariedade, "alargando toda a região Centro à candidatura", mas escusou-se a dar detalhes sobre o prejuízo estimado pelo Governo português como consequência dos fogos, remetendo mais explicações para o ministério do Planeamento e Infraestruturas, tutelado por Pedro Marques.
O executivo vai também apoiar agricultores afetados pelos fogos, indicou o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que garantiu a abertura de concursos para municípios ou freguesias com o intuito de repor o "potencial agrícola" que tenha sido destruído, casos de culturas permanentes ou equipamentos como estábulos.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
2070
Ontem
12993
Este mês
425717
Total
9877085
Visitantes Online
10