Imprimir

Em 17 visitas que a Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova fez estes meses de julho e de agosto às várias praias fluviais do concelho, foram realizados 280 rastreios. Números que provam o sucesso da iniciativa.

Em parceria com o Projeto Promover e Integrar do CLDS-3G, esta foi mais uma ação de sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol, aos quais se juntaram diversos rastreios de diagnóstico, junto dos veraneantes na Aldeia Ruiva, Alvito da Beira, Cerejeira, Fróia e Malhadal.
Este foi o segundo ano de realização desta iniciativa, alertando sobretudo as pessoas para os perigos da exposição excessiva ao sol, mas também prestar aconselhamento nomeadamente sobre hábitos alimentares, atividade física, entre outros. Este ano, a novidade relativamente ao conjunto de rastreios realizados foi a avaliação de bio impedância, que visa determinar parâmetros Biométricos, dos quais se destacam: o Peso, IMC (índice de massa corporal), % Gordura, % Água, Massa Muscular, Nível Físico, Massa Óssea, Índice de Metabolismo Basal, Idade Metabólica e Gordura Visceral. Regra geral, a maioria das pessoas tem consciência do que lhes é potencialmente nefasto para a saúde, contudo, na opinião do Técnico de Diagnóstico e Terapêutica, Carlos Dias, as pessoas continuam à procura de “conselhos sobre hábitos alimentares para redução dos níveis de colesterol e de como aumentar a atividade física tendo em conta certas limitações pessoais”. De facto, entre os principais problemas de saúde encontrados está o nível de colesterol elevado, mas também a ingestão insuficiente de água e a falta ou insuficiente atividade física.
Os rastreios foram essencialmente realizados a pessoas de idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, residentes fora do concelho e que se encontravam de férias nas praias fluviais. De salientar, ainda, que a população feminina foi a que mais recorreu à UMS nesta época balnear com uma representação de 58% dos atendimentos realizados.
O Técnico de Diagnóstico e Terapêutica destaca que o feedback dos utilizadores dos serviços prestados pela UMS durante a época balnear que agora termina, é muito positivo, sendo que este tipo de ações “constituem o ponto de partida para a prevenção de patologias graves e que contribuem arduamente para o aumento da morbilidade e mortalidade das nossas populações”.
Para Carlos Dias, este tipo de ações é proveitoso para todos, pois quando este tipo de cuidados é posto ao serviço não só da população residente no concelho, mas de todos os que nos visitam em tempo de férias “podemos inequivocamente falar numa mais-valia para levar longe e em destaque o nome do nosso concelho. É com agrado que ouço dizer que a UMS e os serviços que presta é mais um motivo para eleger Proença-a-Nova como destino de lazer”, remata.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7

Tempo Cernache Do Bonjardim


Estatísticas

Hoje
2081
Ontem
12993
Este mês
425727
Total
9877096
Visitantes Online
13